Federação Portuguêsa de Futebol (Seleção Portuguêsa de Futebol)

A Seleção Portuguesa de Futebol é a equipa nacional de Portugal e representa o país nas competições internacionais de futebol. É gerida pela Federação Portuguesa de Futebol.
A seleção estreou-se oficialmente a 18 de dezembro de 1921 contra a Espanha, o  jogo que acabou 3-1 a favor dos espanhóis. A primeira vitória foi obtida a 18 de junho de 1925, contra a Itália, por 1-0. A estreia de Portugal na fase final de uma grande competição deu-se em 1966, onde a Seleção das Quinas chegou às meias-finais do Mundial da FIFA, onde seria vencida pela equipa anfitriã, e futura campeã, a Inglaterra. Portugal terminou o torneio em terceiro lugar, após vencer a Rússia.
Portugal chegou pela primeira vez à fase final de um Campeonato da Europa em 1984, chegando também às meias finais e perdendo da mesma forma com o anfitrião do torneio e futuro campeão, a França.
Durante várias décadas, a seleção portuguesa não fez parte de um grupo de equipas candidatas a vencer títulos, mas desde 2000 até à atualidade, a equipa portuguesa evoluiu, marcando presença em todas as fases finais de grandes torneios, fruto da presença na mesma de vários jogadores de classe mundial (incluindo dois vencedores da Bola de Ouro), que representam regularmente os principais clubes europeus.
O primeiro grande título da equipa portuguesa foi conquistado em 2016, quando os portugueses venceram a final do Campeonato da Europa frente à anfitriã França, após vitória no prolongamento.
3 anos depois, os portugueses venceram a primeira edição da Liga das Nações da UEFA, após disputarem a final da competição contra a Holanda no Estádio do Dragão. Até 2016, a sua melhor prestação em grandes torneios fora a presença na final do Euro 2004, a competição da qual foi país anfitrião e que perdeu frente à Grécia. Portugal chegou também à final da Taça Independência em 1972, que perdeu contra o Brasil, e venceu a Skydome Cup em 1995, o seu único troféu a nível sénior até 2016.
A Seleção de Portugal é considerada uma equipa com um futebol latino, baseado na posse de bola, na criatividade, perícia e espontaneidade individual, em detrimento da compleição física ou rigidez tática.
Pela seleção portuguesa passaram futebolistas de destaque na história do futebol mundial, como Fernando Peyroteo, José Travassos, Matateu, Germano, Mário Coluna, José Augusto, António Simões, José Águas, Eusébio, Vítor Damas, Manuel Bento, Torres, Fernando Chalana, Fernando Gomes, Carlos Manuel, Humberto Coelho, Paulo Futre, Paulo Sousa, Luís Figo, Vítor Baía, Pauleta, Nuno Gomes, Rui Costa, João Vieira Pinto, Deco, Ricardo Carvalho, Nani, Ricardo Quaresma, Pepe e Cristiano Ronaldo

Fonte: DW
Por: Cláudio
Aos: 22.02.2021

Comentários

Mensagens populares deste blogue

História do FCP (Futebol Clube Porto) [Completa Cronologia de acontecimentos desde 1893 - agora]

Bacalhau: a história do peixe rei da culinária Portuguêsa

Moura mini paraíso deslumbrantissímo